Ensaios

Avaliação da Exposição ao amianto

O amianto largamente utilizado em diversos materiais durante muitos anos devido às suas propriedades acústicas, térmicas e boa resistência mecânica, foi imposta a proibição de comercialização em Portugal desde 2005. Atualmente muitos edifícios ainda têm na sua estrutura materiais contendo amianto. A legislação atual obriga à monitorização da concentração de fibras de amianto no ar sempre que estejam em curso operações que movimentam materiais contendo amianto. Efetuamos avaliações para determinar a presença de fibras de amianto no Ar e materiais e coordenamos operações de remoção.

Avaliação do Ar Laboral

Efetuamos ensaios da avaliação do Ar Laboral de forma transversal em todos os setores de atividade da indústria. Avaliamos toda a diversidade de contaminantes químicos existentes nos locais de trabalho, Compostos Orgânicos, Inorgânicos, Partículas e fumos metálicas, Sílica, Partículas totais e respiráveis, etc. Diga-nos o que precisa avaliar, temos solução.

Avaliação da Exposição ao Ruído

A exposição ao ruído durante o trabalho não deve ser menosprezada quer pelos trabalhadores quer pelas entidades empregadoras. A avaliação da exposição ao ruído é obrigatória em todas as empresas de todos os setores de atividade. Efetuamos as medições de avaliação ao ruído nos locais de trabalho, emitimos as fichas individuais de exposição de cada trabalhador, propomos os protetores auditivos mais adequados.

Qualidade do Ar Interior

Os problemas de qualidade do ar interior geralmente são detectados na sequência de queixas apresentadas pelos ocupantes de edifícios fechados, os quais podem estar aclimatados ou não artificialmente, estas queixas ou sintomas são na maioria das situações, indicadores de um ar ambiente ameaçador à saúde humana. Efetuamos a identificação dos contaminantes a avalia, recolhemos amostras físicas, químicas e microbiológicas, comparamos os valores obtidos com os da legislação e normas em vigor, efetuamos recomendações face aos resultados obtidos.

Avaliação do Ambiente Térmico

O conforto térmico define-se como um estado de satisfação em relação às condições ambientais da envolvente. Determina-se pelo equilíbrio dinâmico estabelecido pela troca de calor entre o corpo e o ambiente da sua envolvente. Os trabalhos a temperaturas elevadas, representam um risco para a saúde e segurança e podem em casos extremos serem fatais. Efectuamos avaliações de conforto ou stress térmico em ambientes quentes, moderados e frios

Análise Laboratoriais de Compostos Orgânicos e Pesagens gravimétricas

Avaliação do gás radão no ar

O radão é um gás radioativo produzido pela decomposição de urânio e rádio encontrado naturalmente no solo e nas rochas e aparecendo posteriormente no ar e na água. No entanto, o risco para a saúde decorre principalmente de sua presença no ar. O radão é cancerígeno e uma das causas do cancro dos pulmões. Em locais confinados, como edifícios em geral e residências em particular, pode acumular-se e atingir altas concentrações. A Risklab efetua avaliações das concentrações de Radão em edifícios diversos incluindo habitações.

Avaliação de Emissões Gasosas

O Decreto-Lei 39/2018 de 11 de junho estabelece o regime da prevenção e controlo das emissões de poluentes para o ar. Acompanhamos a indústria na necessidade de avaliar as suas emissões, submetendo os resultados das avaliações junto das entidades competentes.

Avaliação de Ruído Ambiental

A atual legislação de ruído ambiente é o Regulamento Geral do Ruído (RGR) aprovado pelo Decreto-lei nº 9/2007, de 17 de janeiro, estabelecendo os indicadores de avaliação de ruído ambiente e valores limite associados. Sendo necessário avaliar os níveis de incomodidade ou os nível sonoro médio de longa duração.