facebook  twitter  linkedin

Avaliação do Ambiente térmico (conforto/stress)

O conforto térmico define-se como um estado de satisfação em relação às condições ambientais da envolvente. Determina-se pelo equilíbrio dinâmico estabelecido pela troca de calor entre o corpo e o ambiente da sua envolvente.

O stress térmico é uma acumulação de calor no corpo do trabalhador, que o impede de manter a temperatura normal do seu corpo. Um trabalhador que não consegue arrefecer  o seu corpo pela transpiração, enfrentam sérios riscos para a saúde devido ao calor. Os trabalhos a  temperaturas elevadas, representam um risco para a saúde e segurança e podem em casos extremos serem fatais.

 

O trabalho do risk lab:

  • Efectuamos uma avaliação inicial com vista a definir se estamos na presença de uma situação de conforto ou stress térmico;
  • Efetuamos  avaliação do local de trabalho;
  • Elaboramos o relatório e comparamos os valores obtidos com os valores de referência;
  • Propomos medidas para minimizar os riscos;

Quais as causas do stress térmico:

Os principais fatores que podem levar a uma situação de stress térmico são:

Temperaturas elevadas, himdade elevada, atividade física intensa, trabalhador não aclimatado (não habituado) ao trabalho em condições  de altas temperaturas, pausas insuficientes, desidratação,  ventilação inadequada, trabalho perto de aparelhos que geram calor.

Referências legais e Normativas:

Portaria n.º 53/71, de 3 de Fevereiro – Regulamento Geral de Segurança e Higiene no Trabalho nos Estabelecimentos Industriais.

Decreto-Lei n.º 243/86, de 20 de Agosto - Regulamento Geral de Segurança e Higiene no Trabalho nos Estabelecimentos Comerciais, Escritórios e Serviços.

Norma ISO 7243:1989- Avaliação do stress térmico

Norma ISO 7730: 2005- Determinação de Índices de Conforto. Ambientes Moderados (PMV, PPD)

Periodicidade de avaliação

Não existe periodicidade para a avaliação das condições de ambiente térmico, geralmente deverão ser efectuadas avaliações sempre que existam queixas e/ou instisfações recorrente por parte dos trabalhadores. Deverá ter-se em atenção o periodo do ano em que se efetuam as avaliações, isto é, para situações de stress térmico (calor excessivo), as avaliações deverão ser efetuadas em dias de calor.

 


Data da última revisão : Abril 2014

.
risk lab, Lda.
Edifício IEMinho
Rua do Conhecimento, nº10
4730-575 - Soutelo - Vila Verde
 
Tel: 253673212
Fax: 253320050
Tlm: 968253412
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Free business joomla templates

Distributed by SiteGround