facebook  twitter  linkedin

Avaliação da exposição ao Amianto

O amianto tem sido utilizado em diversos materiais e produtos devido às suas propriedades de isolamento térmico, acústico e resistência ao calor. No entanto, seus efeitos na saúde levaram a um controlo, a uma limitação gradual e finalmente a proibição do seu uso, e foram tomadas medidas para a protecção das pessoas expostas. Em 2005 , o uso do amianto foi proibido em Portugal.

A legislação atual obriga à monitorização da concentração de fibras de amianto no ar sempre que estejam em curso operações que movimentam materiais contendo amianto. 

O trabalho do risk lab:

  • Efetuamos a avaliação do ar nos locais onde se manipulam materiais contendo amianto;
  • Efectuamos o respetivo relatório com indicação dos valores obtidos e comparação com os valores limite da legislação;

Riscos para a saúde:

400 a 500 vezes mais fino do que um cabelo, as fibras de amianto são invisíveis no ar. Inaladas, podem alojar-se profundamente nos pulmões e causar graves doenças respiratórias: placas pleurais, cancro do pulmão e pleura (mesotelioma), fibrose (ou asbestose) ... Algumas doenças podem ocorrer após curtas exposição, mas a repetição de exposição aumenta a probabilidade de contrair problemas de saúde. Os efeitos na saúde da exposição ao amianto ocorrem, muitas vezes, vários anos após o início da exposição.

Referências legais e Normativas:

Decreto-Lei n.º 226/2007, de 24 de Julho - Transpõe para a ordem jurídica interna a Diretiva n.º 2003/18/CE, do Parlamento Europeu e do Conselho, de 27 de Março, que altera a Diretiva n.º 83/477/CEE, do Conselho, de 19 de Setembro, relativa à proteção sanitária dos trabalhadores contra os riscos de exposição ao amianto durante o trabalho

Norma MTA/MA-051:2004 - Determinação de Fibras de amianto e outras fibras no Ar. Método por filtro de membrana/Microscopia óptica de contraste de fases.  

Periodicidade de avaliação

Não existe periodicidade para a avaliação da concentração de amianto, deverá ser efectuada sempre que sejam manipulados materiais suspeitos de conterem amianto na sua composição ou nos locais onde existam materiais com base de amianto e os mesmos apresentam um estado de degradação nque possa levar à libertação de material friável.  


Data da última revisão : Abril 2014

.
risk lab, Lda.
Edifício IEMinho
Rua do Conhecimento, nº10
4730-575 - Soutelo - Vila Verde
 
Tel: 253673212
Fax: 253320050
Tlm: 968253412
Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.
 
Free business joomla templates

Distributed by SiteGround